segunda-feira, 9 de junho de 2008

Metodologia em Forma de Ensino

A Bauhaus foi uma escola interdisciplinar que buscou a interação entre as artes plásticas e o desenho industrial, procurando aliar a estética sóbria e elementar do Modernismo à funcionalidade. cadeiras No desenho e na a produção das cadeiras manifesta-se a preocupação com o conforto e a postura que uma pessoa toma ao sentar-se. A utilização de cadeiras reclináveis propiciam variações de postura e reclinamento. A nova sobriedade: São usados materiais como tubos de metal cromado, aço, vidro, couro negro, madeira lacada, lona, verga trançada, palhinha, molas e tiras elásticas. São usadas também cores básicas e o mínimo de elementos visuais. A configuração prático-funcional dos produtos industriais da Bauhaus baseava-se na teoria estética da redução das formas aos elementos básicos. Esta tendência é favorecida pela forte cooperação com a indústria. Dessa forma as funções estéticas unem-se às funções práticas. Apesar da concepção dos objetos tenderem à utilização da técnica industrial como forma de alcançar a função prática, a componente estética mantém-se como esteio e paradigma para a produção. Podem ser citados como exemplo dessa forma de concepção os moveis abaixo:



Os móveis criados nos ateliers da escola, tem matérias diversificados e cada um deles possui uma significação muito grande, por exemplo os moveis que possuem base de metal fazem parte do conceito de modernidades do espaço interno. Não devendo demonstrar nenhuma forma intencional. O ambiente da época não teve ter nenhum traço do arquiteto e ao mesmo tempo não expor a individualidade de cada cliente. Logo de entrada tinha que ser um pouco impessoal. Os moveis e o ambiente interno já não são feitos para apresentar-lhes mais pesados, ou como estruturas monumentais. Agora são mais arejados, leves, não atrapalham a visualização do ambiente, não são mais uma mera composição, são elementos de transformação do ambiente. Pois sendo um móvel pratico, possa caber em vários ambientes, como em um atelier, um teatro, em uma sala de estar, jantar. O metal foi utilizado para atingir os modernos elementos de espaço que foi citado. O estofado de uma poltrona foi substituído por uma tira de tecido estendida entre elásticos arcos de metal. O aço e o alumínio utilizado mostram que a força é reduzida, a forma de tobogã exalta o grau de mobilidade. Todos os tipos são padronizados, simples, tornando-se instrumentos da vida prática da atualidade. A cadeira desenhada em 1925 por Marcel Breuer, de tubos de aço niquelado, coberta com tela, e em 1926 fabricada pela firma Standard Moble, em Berlin, pode ter cobertura de couro, gavina e Milão, com altura de 68 cm. Cadeira desenhada por Mart Stam de tubos de aço assento e encosto trançados de junco, 1928 fabricada pela firma Thonet em Frankenberg. Walter Gropius, Almofada plana, listrada em preto e branco, no encosto, assim como no assento.

Nenhum comentário: