segunda-feira, 9 de junho de 2008

Breve Histórico





Durante o século XIX, a perícia dos artesãos e a beleza das suas obras sucumbiram ao automatismo das máquinas e à monotonia do objeto estandardizado. A produção era muitas vezes determinada pelos próprios fabricantes, sem recurso a qualquer design especializado. Em reação a estes objetos massificados nasceram pequenas escolas oficina que fabricavam utensílios domésticos, mobiliário, têxteis e objetos de metal. A beleza formal dos objetos saídos das oficinas de Morris e a sua atividade propagandística induziram muitos jovens artistas, arquitetos e amadores a dedicar-se às artes aplicadas. Na virada do século, quando a supremacia econômica se encaminhou para a Alemanha, o Governa prussiano procurou garantir a posição da Alemanha como grande potência industrial através da criação de um estilo próprio que, associando imagem e qualidade, marcasse a diferença dos produtos alemães. Foi num clima de renovação industrial que, em 1907, arquitetos, pintores e escultores se reuniram em Munique para formar a Deutscher Werkbund, associação cujo objetivo era a cooperação entre arte, indústria e artesanato para a melhoria da atividade comercial e a vitória da forma alemã. À Werkbund pertenceu Walter Gropius, jovem e prestigiado arquiteto a quem se deve a fundação da Bauhaus. A Escola Bauhaus foi um centro de ensino de arquitetura e arte, fundada em Weimar por Gropius, em 1919, para fomentar a integração da arquitetura e das artes plásticas na técnica e foram realizadas nesta escola as primeiras experiências na área do desenho. A Bauhaus procurou coincidir a técnica com a estética lançando uma corrente construtivista e neo-realista. A Escola Bauhaus foi extinta em 1933 pelo regime nacional-socialista.

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