segunda-feira, 9 de junho de 2008

Descrição Formal

Um dos objetivos da disciplina história do mobiliário é que o aluno esteja apto a descrever iconográfica, decorativa e formalmente um móvel. Cumprindo esse requisito apresentamos a seguir a descrição dos moveis escolhidos. São eles:

Móvel 1
Cadeira desenhada por Mies van der Rohe.
Material: estrutura de aço tubular cromado, assento e costas em palhinha.
MÓVEL 1
DESIGNAÇÃO: Variação da Cadeira modelo No. B32.
AUTOR: Mies van der Rohe.
ORIGEM: Ateliê da Bauhaus.
ÉPOCA: 1928/31
MATERIAL TÉCNICA: Estrutura de aço tubular cromado, assento e costas em palhinha. ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom.
DESCRIÇÃO FORMAL: Cadeira modelo b32, em uma das suas variações. Móvel de assento com espaldar reto; revestido de palhinha trançada, que segue sem interrupções até o fim do assento; braços em aço cromado revestidos de fios de palhinha até o apoio do braço que segue numa peça única de aço até encontrar as pernas dianteiras, que aparecem em seguida ao assento fazendo dois semicírculos em lugar dos joelhos, e segue sendo arrematada por um único pé retangular que suporta toda a cadeira.
HISTÓRICO: A cadeira em questão foi criada em umas das oficinas da Bauhaus, por Marcel Breuer em 1928/31, depois foi feita a partir dela uma releitura por Mies van der Rohe, logo esta foi repetida em larga escala, pois essa era a proposta do estabelecimento, criar peças de design simples que pudessem ser repetidas.
ANÁLISE DECORATIVA/ICONOGRÁFICA/ESTILISTICA: A cadeira modelo b32, em uma das suas variações, apresenta design simplificado, uso de formas geométricas e linhas curvas, característico do período a que ela pertence. A graça desta peça fica por conta do uso da palhinha trançada uma união ao aço.
FUNÇÃO E USO: Móvel de assento com costas.
OBSERVAÇÕES: A cadeira só possui pernas dianteiras.

Móvel 2
A famosa cadeira Wassily, desenhada por Marcel Breuer, 1925/26. Material: estrutura de aço tubular cromado, assento e costas em couro.

MÓVEL 2

DESIGNAÇÃO: Cadeira Wassily
AUTOR: Marcel Breuer
ORIGEM: Ateliê da Bauhaus
ÉPOCA: 1925/28
MATERIAL TÉCNICA: Estrutura de aço tubular cromado, assento e espaldar em couro.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom
DESCRIÇÃO FORMAL: Cadeira Wassily. Móvel se assento com espaldar vazado, assento liso revestido em couro, braços e pernas seguem uma linha única, confeccionados a partir de uma só peça de aço modelado em torno do assento, ambos vazados. Ausência de pés.
HISTÓRICO: A cadeira em questão foi criada em umas das oficinas da Bauhaus, por Marcel Breuer em 1925/26, e depois foi repetida em larga escala, pois essa era a proposta do estabelecimento, criar peças de design simples que pudessem ser repetidas.
ANÁLISE DECORATIVA/ICONOGRÁFICA/ESTILISTICA: A cadeira Wassily apresenta design simplificado, uso de formas geométricas e linhas retas, característico do período a que ela pertence.
FUNÇÃO E USO: Móvel de assento com costas.
OBSERVAÇÕES: A cadeira Wassily, não possui muitos detalhes decorativos, a sua principal característica é a simplicidade.

Móvel 3
Cadeira Lattenstuhl (1922-1924) Marcel Breuer .
MÓVEL 3

DESIGNAÇÃO: Cadeira Lattenstuhl
AUTOR: Marcel Breuer.
ORIGEM: Ateliê da Bauhaus.
ÉPOCA: 1922/24
MATERIAL TÉCNICA: Estrutura em madeira lisa, assento e costas em couro.
ESTADO DE CONSERVAÇÃO: Bom.
DESCRIÇÃO FORMAL: Cadeira Lattenstuhl. Móvel de assento com dois espaldares; ambos vazados e revestidos em parte de tiras de couro, estes estão em dois níveis diferentes, um mais a frente e outro recuado; este recuado segue sem interrupções até encontrar os braços retos, e continua até o inicio das pernas laterais, servindo de travejamento; o segundo encosto, este mais a frente serve de apoio aos braços e mais abaixo serve se suporte para o assento de couro que é finalizado por quatro pernas retas de base quadrada.
HISTÓRICO: A cadeira em questão foi criada em umas das oficinas da Bauhaus, por Marcel Breuer em 1922/24, depois foi repetida em larga escala, pois essa era a proposta do estabelecimento, criar peças de design simples que pudessem ser repetidas.
ANÁLISE DECORATIVA/ICONOGRÁFICA/ESTILISTICA: A cadeira Lattenstuhl apresenta design simplificado, uso de formas geométricas e linhas retas, característico do período a que ela pertence. A graça desta peça fica por conta do uso de vários níveis.
FUNÇÃO E USO: Móvel de assento com costas.
OBSERVAÇÕES: A cadeira não possui pés.

Nenhum comentário: